Aqui estão alguns instrumentos que tenho disponíveis de momento. Tentarei actualizar a situação mensalmente dentro das minhas possibilidades.
   

Bach Stradivarius ML 37 nº 693XXX - Bach em Sib Nº 693XXX , prateada. construída em 2011. Em “Bore” Médio Largo (ML) com campânula #37 e tubo principal #25. Compressão excelente (quase 100%). Perda de prateado acentuada na caixa dos pistões (apenas ai). Prateado original em 70%.

   

Bach Stradivarius ML 37 CORP - 39XXX - Bach em Sib Nº 39XXX , prateada. construída em 1966. Provavelmente das primeiras trompetes a ser fabricada na nova fábrica de Elkhart, IN. Em “Bore” Médio Largo (ML) com campânula CORPORATION #37 e tubo principal #25. Compressão excelente. Acabamento em RAW BRASS em 100%. Sem qualquer mossa ou reparação visível.

   

Bach Stradivarius ML 37 - 533XXX - Bach em Sib Nº 533XXX , prateada. construída em 2000. Em “Bore” Médio Largo (ML) com campânula #37 e tubo principal #25. Compressão excelente. Sem reparações. Prateado como novo e com desgaste apenas na campânula junto á parte superior dos pistões (prateado em 95%).

   

Bach Stradivarius ML 37 nº 229XXX - Bach em Sib Nº 229XXX , prateada. construída em 1983. Em “Bore” Médio Largo (ML) com campânula #37 e tubo principal #25. Compressão excelente (quase 100%). Prateado com desgaste nas zonas de contacto típicas (prateado em 80%). A bomba pequena do 3º pistão, embora seja original e como nova, já foi reparada.

   

Bach Stradivarius 229 - 25H CL – 374XXX - Tubo/furo largo, (.462") CL . Campanula 229 e tubo principal Herseth, 25H. Acabamento em prateado (sem perda, em 100%). Estado original, sem qualquer tipo de mossas. Praticamente nova, sem riscos, marcas de uso ou reparações. Fabricada em 1992.

   

Getzen Eterna Severinsen - Modelo de sucesso, elaborado em colaboração com Doc Severinsen,( http://www.getzen.com/inside/history.shtml). Serial 13XXX, penso que fabricada por volta de 1973. Free blowing, equilibrada. Em óptimas condições, sem qualquer sinal de reparação. Os famosos pistões rápidos da Getzen.

   

Scherzer Piccolo - Este Piccolo de chaves/válvulas Sib/Lá, vem de fábrica com 4 tubos/pontilhos, 1-A e 3-Bb. O pontilho Lá, é o principal e é usado para converter o instrumento para a tonalidade de Lá. As diferenças entre os outros 3 pontilhos Sib, dizem respeito à resistência que cada um deles dá ao executante. Os anéis decorativos no topo de cada pontilho, especificam o tipo de resistência de cada um: I (M), II (ML), III (L). O pontilho I, que tem o diâmetro mais pequeno, será o que terá mais resistência. Este factor permite ao executante criar um som bastante brilhante e também a região aguda será mais clara. O pontilho II, é o pontilho intermédio, diâmetro médio, o que origina ser favorável em toda a extensão do Piccolo. O pontilho III (3 anéis), diâmetro maior, tem como consequência a menor quantidade de resistência para o executante. Este pontilho cria um sentimento de liberdade ao executante e um som cheio. Fantástica qualidade de fabrico.

   

Conn 2B “New World Symphony” Charlie Melk - 258XXX (1927) - Trompete em Sib, construída em 1927. ML bore (#1½ bore - 0.458") com “top spring valves”. Este modelo “2B New World Symphony” foi produzido apenas entre os anos 1926 e 1932. Floreados (engraving) da campânula, realizados pelos míticos “fascinting Stenberg Brothers”, Charles e Julius. Este exemplar tem um leadpipe do conceituado reparador americano, Charlie Melk.  O que a Conn disse acerca deste modelo em 1927: “New World Symphony 2-B Trumpet Destined to Become Most Popular Trumpet in the World - Flexibility of scale never before attained in any other trumpet, a superb "trumpet tone" without one blatant crack or trace of "squeel" from low F to the top of the scale, rich and solid in fortissimo and zephyr-like in pianissimo, faultless intonation throughout the complete range! "Most perfect trumpet the world has ever seen" is the way some of the most celebrated symphony and concert artists have charaterized our new 2-B trumpet”…

   

Conn 2B “New World Symphony” - 278XXX (1929) - Trompete em Sib, construída em 1929. ML bore (#1½ bore - 0.458") com “top spring valves”. Este modelo “2B New World Symphony” foi produzido apenas entre os anos 1926 e 1932. Floreados (engraving) da campânula, realizados pelos míticos “fascinting Stenberg Brothers”, Charles e Julius Encontra-se em 100% condição original, sem qualquer alteração. Apresenta alguns “toques”, sinais minúsculos de uso normal num instrumento com cerca de 86 anos. Compressão boa. Exemplar RARISSIMO e em condição muito boa (os poucos exemplares deste modelo existentes no mercado, apresentam-se na sua maioria alterados/modificados, reparados, ou com pintura modificada, etc, etc). Comportamento muito similar a uma Bach stradivarius 37 actual.

   

COUESNON MONOPOLE Fliscorne-Flugelhorn VINTAGE - Fliscorne Vintage da marca Couesnon, modelo Monopole. Não tenho muitas informações relativas a este instrumento. Tem algumas reparações, nada de muito importante e sinais de uso normal. Som típico “Monopole”.

   

Selmer 365 Ec (Ré-Mib) - Modelo usado por Guy Touvron (http://www.guy-touvron.com/)  em Ré/Mib. Acabamento lacado, dois pontilhos (Ré/Mib). Fabricada em 1998, excelente estado de conservação, como nova, sem nenhum risco ou mossa. Som tipicamente barroco, ideal para esse estilo.

   

Selmer Brevete 25 LB - 182XX - Trompete em Sib, completamente original e sem qualquer sinal de trabalhos de reparação. Segundo o número de série foi produzida em 1956-57. Tubo extra-largo 0,468 “XL” (25 bore). Boa compressão dos pistões. Segundo o “Selmer Loyalist” “…This is a pro model horn, used by many of the world top players of the 60's and 70's (maybe 80's?) as well as Maurice Andre and others on the classical side…”. Som enorme e com muito “core” (núcleo).

   

Pocket trumpet - Trompete de bolso…originalmente destinados a serem usados como apoio a Profissionais, para poderem ser usados no estudo privado em hotéis e em viagens (dado as suas reduzidas dimensões) estão a ter outro tipo de uso atualmente, nomeadamente entre estudantes muito jovens com capacidades físicas limitadas. Em excelentes condições, estado original. Som com qualidade estudante, 100% funcional. Muito prático para a funcionalidade a que destina.

   

Toneking ninfator - O meu primeiro Trompete. Poucas informações em concreto acerca deste modelo, que tem para mim, lógicas razões sentimentais. Serial 116XXX

   

Bach Stradivarius MT Vernon L 25 - 136XX (1956) - Trompete em sib. Acabamento ORIGINAL lacado “fumado “em 40% relativamente ao seu estado em novo (pintura ainda é a original). Campânula CORPORATION 25. Com o número de série 136XX (1956) trata-se de um dos primeiros exemplares produzidos na fábrica Bach em MT Vernon (o trompete Bach com o numero de série 12615 é o primeiro exemplar conhecido da fabrica Bach em Mount Vernon). Tubo/furo “L” largo. Encontra-se em condições mecânicas, como novo. Fantástica compressão nos pistões e bombas. Apresenta seis “patches” instalados, de proteção.

   

Olds Super 571XXX (1967) - Modelo Super da marca Olds. Modelo profissional. Excelente compressão. Totalmente original. Designação do modelo no anel metálico da campânula.

   

Olds recording 475XXX - Trompete em Sib, modelo ML bore. Construido cerca de 1964. Em estado completamente original. Lacado em cerca de 40% apenas. Mecanicamente em excelente estado. Este modelo carismático tem como caracteristicas principais de identificação o desenho “balanceado” (a caixa dos pistões está colocada sensivelmente a meio entre local do bocal e o final da campanula) e o 2º pistão deslocado para o lado esquerdo, desalinhado dos restantes (esgonomicamente colocado para compensar o maior tamanho do dedo central). Famosos que usaram este modelo: Conrad Gozzo, Rafael Mendez, Etc. De acordo com Perry D´Andre “50's and 60's Recordings - Big, Wide, Fat tone that is uncanny in its density by today's standards, with an edge that will slice through tungsten steel, and an ability to produce a wide variety of tones and timbres…”.

   

Conn 22B - 218XXX - New York Symphony Early Model 1925 - Modelo de muito sucesso, em Sib  e construido em 1925. Apresenta desgaste estético. Compressão não é perfeita mas perfeitamente functional. O que a Conn disse desse modelo em 1925: “Made in a small bore, the New York Symphony trumpet has a very bright, crystal pure tone. It is brilliant without being "squealy" or "squeaky"; it has great penetrating power without being blatant; it will play pianissimo without faltering or losing its trumpet color; it will play fortissimo without cracking or becoming harsh; it responds with the slightest breath and can be played vigorously all evening without exhaustion. The unparalleled favorite in theater orchestras, dance orchestras, the smaller symphonies and concert bands, and for solo playing”.

   

Cornetim Bach Mercedes - Fabricado na fábrica de New York (fechada em 1953), com campânula “CORPORATION”, número de serie 11747, o que significa que pelas tabelas, foi fabricado em 1951. Trata-se de um “Long Cornet”, com o mesmo “Bore” de uma Stradivarius ML da época, mas com campânula 38 e “leadpipe” 7. Em comparação com os acabamentos e materiais de uma Stradivarius “Vintage”, não existe praticamente diferença de qualidade, dado que eram usadas as mesmas peças para os dois modelos. A exemplo disso, os pistões são fabricados exactamente com os mesmos materiais de nível profissional que caracterizam as “Strad´s”. Quanto ao número de série, está enquadrado com o número de série de fabrico das Bach Stradivarius.

   

Getzen Eterna LB B877 Cornet - Este instrumento apresenta acabamentos e componentes originais. Mecanicamente está em boas condições, no entanto são visíveis pequenos sinais de reparações antigas nos braços superiores. Campânula, leadpipe (tubo principal) assim como as restantes partes do instrumento, nunca foram alterados ou desmontados. Dito isto, produz uma qualidade de som impressionante.  Dado ser um modelo muito raro, contactei a fábrica Getzen no sentido de saber ao pormenor informações sobre este cornetim. Eis a resposta: “…It appears to be the Eterna 800LB (LB on valve set means large bore)….  It is large bore, and in the early 60's that would have been .468". This still has the non-pearl finger buttons, no saddle and lever water keys. I would estimate this to be from around 1960-63. The Eterna is a professional line…”. Modelo usado por Philip Smith da Orquestra de Nova York…podem verificar aqui:

http://edition.cnn.com/2001/CAREER/trends/02/22/nyphil.trumpet/index.html
 

Copyright © 2007 - Trompete.com.pt - Todos os direitos reservado