Aqui estão alguns instrumentos que tenho disponíveis de momento. Tentarei actualizar a situação mensalmente dentro das minhas possibilidades.
   

Bach Stradivarius CL - 239 - 25H - 294 0XX - Tubo/furo largo, (. 462") CL. Campânula 239 e tubo principal, 25H. Acabamento prateado a 90% (quase toda a perda de prateado está na bomba de afinação). Mecanicamente em muito bom estado. Construído aproximadamente em 1987.

   

Bach Stradivarius CL 239 – 55 XXX - Tubo/furo largo, (. 462") CL. Campânula CORPORATION 239 e tubo principal 25. Excelente condição mecânica. Acabamento rawbrass. Numero de serie 55 XXX.

   

Bach Stradivarius ML 37 LR lacada - 317 XXX - Trompete em Sib, acabamento lacado e com Campânula 37. Mecanicamente em excelente estado. Acabamento “raw brass” em 90% (ainda tem algum lacado no trompete). Compressão excelente. Combinação Campânula, Tubo/furo Médio-Largo (ML) e tubo principal 25R, de grande equilíbrio. Segundo o número de serie foi fabricado em 1988.

   

Bach Stradivarius ML 37 prateada - 285 XXX - Trompete em Sib, acabamento prateado e com Campânula 37. Mecanicamente em excelente estado. Acabamento em cerca de 95% relativamente ao seu estado novo. O apoio do dedo da mão direita foi corrigido.  Compressão excelente. Muito sólida. Combinação Campânula, Tubo/furo Médio-Largo (ML) e tubo principal 25, de grande equilíbrio. Segundo o número de serie foi fabricado em 1987.

   

Bach Stradivarius ML 37 prateada - 642XXX - Trompete em Sib, acabamento prateado e com Campânula 37. Acabamentos originais em 80% relativamente ao seu estado original. Mecanicamente em excelente estado. Boa compressão dos pistões. Combinação Campânula, Tubo/furo Médio-Largo (ML) e tubo principal 25, de grande equilíbrio.

   

Bach Stradivarius ML 37 raw brass - 357 XXX - Trompete em Sib, com Campânula 37. Mecanicamente em excelente estado. Excelente acabamento “raw brass”. Compressão excelente. Sem histórico de reparações. Muito sólida. Combinação Campânula, Tubo/furo Médio-Largo (ML) e tubo principal 25, de grande equilíbrio. Segundo o número de serie foi fabricado em 1991.

   

Piccolo yamaha YTR-982 CUSTOM - Piccolo em SiB em excelente estado. Nenhuma reparação, e com o acabamento em praticamente 100% como novo. Mecanicamente nada a dizer. Sem caixa.

   

Conn 2B “New World Symphony” - 278XXX (1929) - Trompete em Sib, construída em 1929. ML bore (#1½ bore - 0.458") com “top spring valves”. Este modelo “2B New World Symphony” foi produzido apenas entre os anos 1926 e 1932. Floreados (engraving) da campânula, realizados pelos míticos “fascinting Stenberg Brothers”, Charles e Julius (podemos vê-los nesta foto de Ray Jensen tirada em 1920, onde está representado o “engraving and burnishing department of C. G. Conn”…e noutra foto mais recente de 1950). Segundo o “Conn Loyalist”, este modelo “…it was originally designed for members of the Philadelphia Orchestra as an 0.458" bore version of the 22B New York Symphony but with the difference that the radius of the tuning slide was wider. The effect of this design change gave the player a more open, round sound, and allowed for a more open feeling to the scale…”. Encontra-se em 100% condição original, sem qualquer alteração. Apresenta alguns “toques”, sinais minúsculos de uso normal num instrumento com cerca de 86 anos. Compressão boa. Exemplar RARISSIMO e em condição muito boa (os poucos exemplares deste modelo existentes no mercado, apresentam-se na sua maioria alterados/modificados, reparados, ou com pintura modificada, etc, etc). Comportamento muito similar a uma Bach stradivarius 37 actual. O que a Conn disse acerca deste modelo em 1927: “New World Symphony 2-B Trumpet Destined to Become Most Popular Trumpet in the World - Flexibility of scale never before attained in any other trumpet, a superb "trumpet tone" without one blatant crack or trace of "squeel" from low F to the top of the scale, rich and solid in fortissimo and zephyr-like in pianissimo, faultless intonation throughout the complete range! "Most perfect trumpet the world has ever seen" is the way some of the most celebrated symphony and concert artists have charaterized our new 2-B trumpet”…

   

Selmer Brevete 25 LB - 182XX - Trompete em Sib, completamente original e sem qualquer sinal de trabalhos de reparação. Segundo o número de série foi produzida em 1956-57. Tubo extra-largo 0,468 “XL” (25 bore). Boa compressão dos pistões. Segundo o “Selmer Loyalist” “…This is a pro model horn, used by many of the world top players of the 60's and 70's (maybe 80's?) as well as Maurice Andre and others on the classical side…”. Som enorme e com muito “core” (núcleo).

   

Bach Stradivarius MT Vernon L 25 - 136XX (1956) - Trompete em sib. Acabamento ORIGINAL lacado “fumado “em 40% relativamente ao seu estado em novo (pintura ainda é a original). Campânula CORPORATION 25. Com o número de série 136XX (1956) trata-se de um dos primeiros exemplares produzidos na fábrica Bach em MT Vernon (o trompete Bach com o numero de série 12615 é o primeiro exemplar conhecido da fabrica Bach em Mount Vernon). Tubo/furo “L” largo. Encontra-se em condições mecânicas, como novo. Fantástica compressão nos pistões e bombas. Apresenta seis “patches” instalados, de proteção.

   

Emo World Louis Armstrong - 81X - Esta é a marca e exatamente o modelo que Louis Armstrong usou na sua segunda tournée australiana no início de 1960. Junto aqui uma foto de um folheto desse período, comprovativo desse facto. A palavra "Emo" surge do nome Ernst Modl, sendo que os instrumentos eram fabricados no "Musikwinkel". (Alemanha / Bohemia / Markneukirchen). Após a Segunda Guerra Mundial, Ernst Modl reabriu a  FX Huller (empresa) em Neustadt / Aisch e alterou o nome para EMO. Esta empresa fechou após sua morte em 1972. O fato de Louis Armstrong ter escolhido este modelo é uma prova de sua opinião sobre o mesmo. Para além dum período contínuo a tocar “Chicago´s”, Louis Armstrong usava outros instrumentos como Harry B. Jay, Martin e Buescher, no entanto ele parecia amplamente favorecer instrumentos europeus: ele aprendeu a tocar num cornetim musikwinkel "Silver Piston Champion", assim como passou muitos anos a tocar instrumentos Selmer. Construção mais solida do que qualquer modelo popular atualmente, Bach´s, yamaha´s, etc. Excelente compressão dos pistões.

   

Selmer Dó ERA II - 84XXX - Trompete em dó modelo de topo (profissional). Eis as especificações: Bore diameter: 11.75mm, One piece, hand hammered bell, rounded at 125 mm, in brass (703), Mouthpipe: “90” (standard), High precision Monel valves. Este modelo profissional é dos últimos saídos da fábrica da Selmer France (a fábrica da Selmer deixou de produzir trompetes em 2011). Este exemplar encontra-se em excelentes condições mecânicas e estéticas (como é possível verificar nas fotos). Este exemplar, tem um leadpipe opcional da Selmer France, denominado “BE”. Acabamentos sem qualquer desgaste.

   
Vincent Bach Mt. Vernon N.Y. Mercedes - 12 69X  Adquiri este exemplar recentemente. Contactei a fabrica da Bach no sentido de obter informação precisa e aqui vão os dados fornecidos directamente pelo “Director of Bach Operations at Conn-Selmer”: “…it is a medium-bore (.453”) Bach Mercedes Bb trumpet. It has a #38 bell design and a #7 leadpipe. The #38 was Mr. Bach’s favorite bell for the Medium bore Bb instruments….and the #7 leadpipe was a popular leadpipe…”. Ainda: o trompete Vincent Bach Mercedes numero 12576 com campanula 38 foi o “Latest known NY serial number” (ultimo trompete da Fábrica de Nova York)…e a numero de série 12615 Strad, ML bore como a  “Earliest known Mt. Vernon Serial #” (o numero de série mais baixo da fábrica seguinte, ou seja em Mount Vernon), o que faz deste instrumento um exemplar  de valor histórico, dado ser uns dos primeiros trompetes a sair da fábrica da Bach em Mount Vernon. Aqui vai a descrição do modelo em “Genuine Bach Mouthpieces” (1956): “In playing perfection these instruments meet the demands of the most discriminating artists, … They are made in the most popular bore, have sufficient volume of tone for a large symphony orchestra, yet they are so easy-blowing that dance, vaudeville and other musicians who work long hours find them an immeasurable aid to endurance”
   
Getzen Severinsen trompete Sib, Modelo “Eterna” - Modelo de sucesso, elaborado em colaboração com Doc Severinsen,( http://www.getzen.com/inside/history.shtml). Serial 13XXX, penso que fabricada por volta de 1973. Free blowing, equilibrada. Em óptimas condições, sem qualquer sinal de reparação. Os famosos pistões rápidos da Getzen.

 

   

Toneking ninfator – O meu primeiro Trompete. Poucas informações em concreto acerca deste modelo, que tem para mim, lógicas razões sentimentais. Serial 116XXX

   

Selmer 365 Ec (Ré-Mib ) - Modelo usado e desenvolvido por Guy Touvron (http://www.divine-art.com/AS/guytouvron.htm)  em Ré/Mib. Acabamento lacado, dois pontilhos (Ré/Mib). Fabricada em 1998, excelente estado de conservação, como nova, sem nenhum risco ou mossa. Som tipicamente barroco, ideal para esse estilo.

 

   

Cornetim Bach Mercedes - Fabricado na fábrica de New York (fechada em 1953), com campânula “CORPORATION”, número de serie 11747, o que significa que pelas tabelas, foi fabricado em 1951. Trata-se de um “Long Cornet”, com o mesmo “Bore” de uma Stradivarius ML da época, mas com campânula 38 e “leadpipe” 7. Em comparação com os acabamentos e materiais de uma Stradivarius “Vintage”, não existe praticamente diferença de qualidade, dado que eram usadas as mesmas peças para os dois modelos. A exemplo disso, os pistões são fabricados exactamente com os mesmos materiais de nível profissional que caracterizam as “Strad´s”. Quanto ao número de série, está enquadrado com o número de série de fabrico das Bach Stradivarius.

   
COUESNON MONOPOLE Fliscorne-Flugelhorn VINTAGEFliscorne Vintage da marca Couesnon, modelo Monopole. Não tenho muitas informações relativas a este instrumento. Tem algumas reparações, nada de muito importante e sinais de uso normal. Som típico “Monopole”.
   
Pocket trumpet - Trompete de bolso…originalmente destinados a serem usados como apoio a Profissionais, para poderem ser usados no estudo privado em hotéis e em viagens (dado as suas reduzidas dimensões) estão a ter outro tipo de uso actualmente, nomeadamente entre estudantes muito jovens com capacidades físicas limitadas. Em excelentes condições, estado original. Som com qualidade estudante, 100% funcional. Muito prático para a funcionalidade a que destina.
   
Scherzer piccolo.
Este Piccolo de chaves/válvulas Sib/Lá, vem de fábrica com 4 tubos/pontilhos, 1-A e 3-Bb. O pontilho Lá, é o principal e é usado para converter o instrumento para a tonalidade de Lá. As diferenças entre os outros 3 pontilhos Sib, dizem respeito à resistência que cada um deles dá ao executante. Os anéis decorativos no topo de cada pontilho, especificam o tipo de resistência de cada um: I (M), II (ML), III (L). O pontilho I, que tem o diâmetro mais pequeno, será o que terá mais resistência. Este factor permite ao executante criar um som bastante brilhante e também a região aguda será mais clara. O pontilho II, é o pontilho intermédio, diâmetro médio, o que origina ser favorável em toda a extensão do Piccolo. O pontilho III (3 anéis), diâmetro maior, tem como consequência a menor quantidade de resistência para o executante. Este pontilho cria um sentimento de liberdade ao executante e um som cheio. Fantástica qualidade de fabrico.
 
Getzen Eterna Cornet serial B877 LB
Este instrumento apresenta acabamentos e componentes originais. Mecanicamente está em boas condições, no entanto são visíveis pequenos sinais de reparações antigas nos braços superiores. Campânula, leadpipe (tubo principal) assim como as restantes partes do instrumento, nunca foram alterados ou desmontados. Dito isto, produz uma qualidade de som impressionante.  Dado ser um modelo muito raro, contactei a fábrica Getzen no sentido de saber ao pormenor informações sobre este cornetim. Eis a resposta: “…It appears to be the Eterna 800LB (LB on valve set means large bore)….  It is large bore, and in the early 60's that would have been .468". This still has the non-pearl finger buttons, no saddle and lever water keys. I would estimate this to be from around 1960-63. The Eterna is a professional line…”. Modelo usado por Philip Smith da Orquestra de Nova York…podem verificar aqui:
http://edition.cnn.com/2001/CAREER/trends/02/22
/nyphil.trumpet/index.html
 

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